top of page

8 Museus / 8 Estações.

Visitas guiadas

Encontros improváveis que ligam oito Museus de referência a oito estações de Metro em Lisboa.

 

A parceria “Passeios com Arte e Ciência: Entre as Amoreiras e o Chiado” foi criada para atingir objectivos muito concretos sendo o primeiro, desde logo, atrair novos públicos aos museus, dar visibilidade às colecções mas também participar, enriquecer e animar os roteiros culturais de Lisboa através de um modelo associativo que projecta ser alargado a outras parcerias.

 

A esta dinâmica chamamos uma parceria em movimento . Em movimento porque quer crescer, coordenada com todos os agentes sociais, económicos e turísticos que sirvam o mesmo objectivo: levar mais visitantes aos museus.

 

Neste contexto, a parceria com o Metro surge naturalmente. O Metro não e só o transporte mais rápido de Lisboa, possui paragens nos pontos chaves deste percurso (Baixa-Chiado e Rato) e é ele próprio um Museu de arte moderna e contemporânea com galerias absolutamente surpreendentes pelo arrojo, beleza e qualidade artística.

 

Luis Barroso, Administrador do Metro, destacou o contributo do Metropolitano enquanto agente da promoção de Lisboa e também na intervenção cultural, durante a cerimónia de assinatura do Protocolo. “Entendemos a dimensão estética das estações do Metro como essencial e indispensável, as nossas 55 estações são, sem dúvida, o museu mais visitado do País. Este acordo é mais uma forma de promovermos o seu património que é público mas nem por isso totalmente conhecido”.

 

Para celebrar esta parceria foram previstas duas iniciativas, sendo a primeira, uma exposição fotográfica itinerante sobre os museus da parceria. A exposição vai percorrer nove estações do Metro, durante um período que vai até Março de 2015.

 

A segunda iniciativa parte da premissa de que o Metro deve ser olhado e usufruído, não só como um meio de transporte mas também como um museu de arte moderna. Surge assim a iniciativa 8 Museus/ 8 Estações.

 

O programa 8 Museus/8 Estações irá relacionar o acervo de oito dos mais emblemáticos museus da cidade com a arte pública do Metropolitano de Lisboa, através de visitas guiadas abertas ao público, que irão decorrer entre Janeiro e Agosto de 2015.

 

A iniciativa decorre da parceria firmada entre os 8 Museus parceiros nos “Passeios com Arte e Ciência”, todos eles localizados entre as Amoreiras e o Chiado, com o Metro de Lisboa. A entrada nos Museus será gratuita (mediante reserva prévia).

 

No último sábado de cada mês e partindo de uma Estação de Metro, será possível descobrir coleções de Arqueologia, Arte Sacra, História, História da Arte, Belas Artes e de Ciência, em itinerários que enfatizam as cumplicidades entre estações e museus tão diversos.

 

O que liga o Museu de São Roque à Estação do Parque?

 

Ainda que não aparente, são muitos os pontos de contacto entre São Roque e a estação Parque: a declaração Universal dos Direitos do Homem e o compromisso da Misericórdia, o uso do azulejo como elemento decorativo do espaço, o humanismo de Aristides de Sousa Mendes e do Padre António Vieira, passando pela epopeia dos Descobrimentos portugueses.

Visitas gratuitas por marcação prévia

Museu de São Roque

Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural

Tel.: (+351) 213 235 824/233/065/444

Máximo de 30 participantes por sessão

bottom of page